40


o-matic


Eu tenho 40 anos e sinto-me realmente farto disto.

Ontem, aos 40 segundos de jogo, percebi que o que temia desde sábado iria tornar-se numa dura realidade. Quando vi o Braguinha "cansado" do esforço que realizou na Luz, efectuando uma exibição fraquinha, com o Viana a falhar golos isolado e a entregar a bola com açúcar ao Hulk para este marcar ao Joaquim, temi que o campeonato estivesse resolvido.

Ontem, foi só a confirmação do forcing final para afastar o Benfica desta luta, forcing que começou no jogo frente ao FCP na Luz. Durante a semana falei com um amigo portista e dizia-me ele: "Se vocês estão a contar com a derrota do FCP em Braga, acredita, não vão ser campeões!" E eu, derrotado com a certeza demonstrada, calei-me e temi o pior. Ainda sou ingénuo aos 40 anos...

Hoje, todos dizem que o Sporting ganhou justamente o derby e até podia ter conseguido uma goleada não fosse a grande exibição do Artur. É verdade. Foi o que aconteceu.

E se o penalty aos 40 segundos de jogo tivesse sido assinalado e convertido em golo?

Teria o Sporting "desmanchado" a táctica inteligente de Sá Pinto? A táctica que deu a bola ao Benfica (65% de posse), fechando-se lá atrás e partindo em contra ataque? Estaríamos todos a falar do mesmo jogo? Teria o Benfica jogado melhor? Teria o Sporting tido capacidade para assumir o jogo? E assim, teria o Benfica jogado como gosta, em transições rápidas aproveitando os espaços que o Sporting lhe daria? Pois...

É tudo muito bonito, mas com 40 segundos eu percebi o que aquilo iria dar. E quando não se marca aquele penalty, não se marca nenhum a favor do Benfica. E quando se marca a "festinha" do Luisão no pescoço do holandês voador categoricamente e sem hesitações...

40 segundos bastaram para perceber o que iria ser o jogo e este campeonato. E em 40 anos ainda não percebi que, calhando, gosto demais disto da bola e do Benfica... E que já não tenho grande pachorra para aturar novamente os do costume, os verdadeiros benfiquistas que irão exigir as cabeças de todos, que irão pedir as saídas de LFV, de Jesus e de metade do plantel. Que seja assim, como eles querem, e que o Benfica melhore imenso e ganhe como eles acreditam que irá acontecer. Eu ficarei imensamente feliz. Se for bom para o Benfica, será bom para mim. Seja com quem for... Eu nunca fui sócio do clube de  fãs de presidentes, treinadores, jogadores ou claques. Adoro o Benfica. Também por isso não compreendo os ódios de estimação. 

E não compreendo que quando se perde se utilize o tão costumeiro: "Aqueles gajos não jogam nada! Mereceram perder!". Ontem, eu perdi. Não foi a equipa, o Jesus, e a direcção. Não foram só eles. Quando o Benfica perde ou ganha, sou eu que perco ou ganho. Sempre.

Continuarei a ser Benfica como nos últimos 30 anos (para não dizer mais) o fui, como o meu pai me ensinou a ser quando me levava pela mão a passar sábados e domingos inteiros no desaparecido Estádio da Luz.

Voltarei a falar de bola e do meu Benfica no final da época.   

Adenda: Estão a ver porque me falta a pachorra e me enoja esta gentinha que só aparece nos momentos da derrota?

Ei-los (vão aparecer mais, acreditem):

Veiga: «Vieira é o pior presidente da história do clube»
António Figueiredo: «Que Jorge Jesus vá para o FC Porto»

2 Comentários:

Nelson disse...

Em vez da habitual ladainha do "4 pontos. é difícil mas ainda é possível", e ainda é "matematicamente possível", apenas quero ouvir alguém da estrutura do clube a dizer que "Considerando o que temos vindo a assistir em termos de arbitragem, não será possível ao Benfica recuperar da desvantagem de 4 pontos em relação ao Porto de modo a ser campeão."

Alguém que tenha tomates para dizer isto, já que não o tiveram para salientar os erros grosseiros de arbitragem que sistematicamente têm vindo a prejudicar o Benfica desde o jogo de Coimbra a esta parte.

Erros grosseiros de arbitragem com influência no resultado ocorrera em Coimbra, na Luz contra o Porto e ontem em Alvalade.

Se me indicarem qual das outras equipas to Top 5 que tiveram tantos erros grosseiros como o Benfica, eu aceito que se trataram unicamente de lapsos.

Quanto o prejudicado é o beneficiado (ainda que aparente) são sempre os mesmos, não são erros, são condutas deliberadas.

Parabéns ao vencedor.

Anónimo disse...

Eu também sou do Benfica!

Ontem também perdi! Mas continuarei a apoiar esta equipa e o Jorge Jesus, que para mim foi, é e continuará a ser o Maior!

Abraço a todos

top